A cozinha é o ambiente da casa que mais funcional deve ser, a fim de tornar as atividades do dia a dia mais práticas e simples de realizar. Por isso, não faltam dicas e inovações para tornar esse espaço, cada vez mais, dinâmico.

Além disso, para muitas famílias, esse cômodo não é o local apenas onde são preparadas as refeições, mas sim, onde as mesmas são consumidas e onde há o convívio familiar. Assim, a cozinha, não raro, é uma extensão da sala de jantar ou mesmo da sala de estar.

Nesse cenário, uma tendência são as ilhas para cozinha que, além de charme, oferecem para o ambiente muita versatilidade na hora da decoração. Para tanto, existem diversos modelos de cozinha com ilha, para suprir as mais variadas necessidades.

Interessado no assunto e querendo saber mais? Então, continue com a leitura deste artigo e confira, nos tópicos a seguir, muitas dicas e informações a respeito do assunto.
• Como escolher o modelo de cozinha com ilha
• Ilha para cozinha com cooktop e/ou pia
• Ilha para cozinha com mesa de jantar
• Modelos de cozinha com ilha e decoração

Moveis industriais com lindos detalhes em madeira

Moveis industriais com lindos detalhes em madeira

Como escolher o modelo de cozinha com ilha

Entre tantos modelos de cozinha com ilha que existem no mercado, o mais difícil pode ser o de escolher um, já que todos são funcionais, modernos e versáteis, contribuindo com a beleza do ambiente. Porém, o melhor é ser racional e optar por um modelo de ilha que atenda as principais necessidades.

Além disso, é importante que o seu tamanho seja adequado para as dimensões da cozinha. Afinal, você até pode se encantar com um modelo lindo e completo, mas deve avaliar se o cômodo possui espaço suficiente para a instalação da ilha.

Isso porque é preciso garantir a adequada circulação no ambiente, bem como que todas as portas e gavetas sejam abertas sem problema. A boa notícia é que a ilha para a sua cozinha pode ser pequena e, assim, adaptar-se perfeitamente ao local disponível.

Regras de ouro ao planejar a sua cozinha:

  • Circulação
  • Conforto
  • Espaço adequado
  • Evite coisas despropocionais ao tamanho do ambiente
  • Ilhas consomem espaço, se você não tem muito, talvez seja melhor você planejar a sua cozinha de outra forma
  • Cuidado com eletrodomésticos, escolha-os no tamanho adequado e uma cor que faça uma boa combinação com seus móveis.
ilha movel estilo barzinho para armazenar bebidas

ilha movel estilo barzinho para armazenar bebidas

Ilha para cozinha com cooktop e/ou pia

Ambientes médios e grandes podem receber os modelos de cozinha com ilha maior, onde possam ser instalados um cooktop e/ou uma pia. Esse tipo de ilha é bastante comum e um dos preferidos, uma vez que torna mais prático o ambiente como um todo, além de mais espaçoso.

Isso porque os lugares que seriam destinados ao fogão e a pia podem ser usados como bancada para a preparação das refeições ou para a instalação de outros móveis. Além disso, esse layout pode tornar a instalação do cooktop mais fácil.

Em ambientes amplos, esses modelos de cozinha com ilha podem contar ainda com espaço para preparar as refeições e/ou para consumi-las. Para tanto, as ilhas devem ser de grandes dimensões, o que permite ainda serem utilizadas com muita versatilidade.

ilha com fogao

ilha com fogao

Ilha para cozinha com mesa de jantar

Outro tipo que combina com espaços amplos são os modelos de cozinha com ilha que possuem uma extensão que serve como mesa de jantar. Também podem ser uma bancada maior para fazer as refeições em família.

ilha com mesa acoplada

ilha com mesa acoplada

Esses modelos assentam perfeitamente com as cozinhas que são conjugadas com a sala de jantar, assim, dispõem de mais espaço, tornando o projeto viável. Quem estiver reformando a sua residência e gostou da ideia pode até mesmo remover uma das paredes para colocar uma ilha completa na cozinha.

ilha com mesa

ilha com mesa

Modelos de cozinha com ilha e decoração

Além do tipo de ilha ideal para a sua residência, é importante estar atento ao seu visual, a fim de possibilitar que o modelo escolhido combine com o ambiente onde será inserido. As ilhas podem contar com toda a variedade de materiais e cores.

Ilha moderna com detalhes em branco e lustres industriais 1

Ilha moderna com detalhes em branco e lustres industriais 1

Portanto, se você está redecorando a sua casa ou apartamento e vai incluir a ilha em uma cozinha já existente, a principal dica é a de optar por uma que possua o mesmo material e cores do restante da cozinha. Assim, se os móveis são de madeira na sua cor natural, o mesmo deve ser o da ilha.

Para cozinhas com acabamentos em inox, a ilha também pode conter o mesmo material ou ser de outro no mesmo estilo moderno e clean, como laca ou pedra. Também pode ser um modelo que seja parte em vidro, inclusive, se for uma ilha ampla e conjugada com a mesa de jantar.

Ilha rustica com muitos detalhes em madeira e parede com azulejo estilo metro cinza

Ilha rustica com muitos detalhes em madeira e parede com azulejo estilo metro cinza

7 modelos incríveis de cozinha com ilha

cozinha clean com ilha branca e detalhes em metal

cozinha clean com ilha branca e detalhes em metal

Cozinha rustica com ilha

Cozinha rustica com ilha

cozinha estilo industrial com ilha movel

cozinha estilo industrial com ilha movel

cozinha moderna com estilo futuristico e lindos detalhes em metal dourado

cozinha moderna com estilo futuristico e lindos detalhes em metal dourado

cozinha pequena com ilha

cozinha pequena com ilha

cozinha incrivel com ilha movel

cozinha incrivel com ilha movel

pequena ilha

pequena ilha

Enfim, há inúmeros modelos de cozinha com ilha, que são belíssimos e funcionais. Basta escolher aquele que melhor se adapta à decoração da sua residência e à necessidade dos seus usuários.