Não é porque você tem um ambiente pequeno que ele não precise ser bem bem decorado, não é mesmo? Neste artigo eu vou te mostrar 15 salas de estar pequenas com o estilo minimalista.

Não é a quantidade de metros quadrados que define se um lugar está bem decorado ou não. Mas é sempre muito importante ressaltar que colocar elementos demais pode deixar a sua sala de estar um pouco desconfortável.

Temos também outros artigos falando de ambientes pequenos que possam lhe interessar:

Quarto pequeno, como decorar e planejar?

Banheiro pequeno planejado, quanto custa? +17 idéias

#1 Considere uma paleta monocromática clara

1 Sala de estar pequena e minimalista Por Ikea Ideas

1 Sala de estar pequena e minimalista Por Ikea Ideas

Se você não sabe o que é monocromático eu vou te dizer, é que utiliza apenas uma cor. Quando se trata de um estilo minimalista são detalhes que fazem a diferença.

Você pode criar um espaço pequeno e incrivelmente chique. É muito fácil se você se concentrar a uma paleta monocromática.

É possível perceber muito bem na sala de estar branco apresentada na imagem acima. Existem alguns truques que devem ser levadas em consideração, afinal você não quer o espaço seja frio e forte. Você pode ver que as plantas trazem animação ao espaço com cores.

Também tem os acentos de madeira natural e o vime que adicionam um pouco do estilo rústico aconchegante.

#2 A textura alavanca um esquema de cores neutro

2 Texturas e cores neutras em uma sala de estar pequena Por Jamie Keskin

2 Texturas e cores neutras Por Jamie Keskin

Quando o espaço é pequeno e estreito, você deve aproveitar ao máximo sua sala com móveis de pequena escala. Você pode perceber na sala acima que o sofá tem seu tamanho ideal, bem como mesinhas de canto, dando muito estilo e sofisticação com seus livros. Os elementos estruturais como a mesa de vime e os abajures de cerâmica com nervuras reforçam todo o esquema de cores neutras.

#3 Crie uma decoração simplesmente elegante

3 Detalhes luxuosos para uma sala de estar pequena Por Decoist

3 Detalhes luxuosos Por Decoist

Quando você tem salas de estar pequenas, você não precisa de muitas coisas para fazer uma decoração elegante. Como você pode ver na imagem acima, móveis e uma mistura de detalhes luxuosos com cores chiques levam a sala para outro patamar.

O ponto focal desta sala é a mesa de mármore com os pés em metal dourado torna a sala muito mais atraente. Não podemos esquecer pufe em couro verde e também desta maravilhosa poltrona de veludo azul. Se contar o luxo no tapete com detalhes escandinavos sob o conforto dos pés descalços.  

Para finalizar tem o espelho Starburst que adiciona um brilho sem exagero e a Figueira-Lira postada a direita trazendo um pouco de vida e natureza ao ambiente.

#4 O conforto com um sofá seccional

4 Sofa Sectional Por Haley Weidenbaum

4 Sofa Sectional Por Haley Weidenbaum

Um sofá secional minimalista em forma de “L” é uma ótima maneira de maximizar o assento em uma pequena sala de estar. Foi um grande acerto perfeitamente mostrado na imagem acima do designer Haley. 

Nenhum metro quadrado foi desperdiçado com a mesa de centro de três peças. Eles não só apenas fornece funções extras quando necessário, como as mesas simplesmente podem desaparecer quando colocadas sob a mesa maior. 

Uma cadeira de tecido de couro é um toque elegante e compacto que não adiciona peso visual. Os vasos de plantas trazem equilíbrio, beleza e personalidade.

#5 Paredes brancas e móveis escuros

5 Paredes Brancas e móveis escuros nesta sala de estar pequena Por Havenly

5 Paredes Brancas e móveis escuros Por Havenly

O mobiliário escuro adiciona profundidade a esta sala de estar pequena e branca. Uma grande quantidade de luz natural impede que o sofá cinza e a cadeira lateral de conhaque pese no espaço. Tem tetos altos? Uma figueira lira alta com sua bela folhagem, como mostrado à esquerda, contrasta lindamente com as paredes brancas e nítidas. O tapete adiciona uma dose de cor laranja quente do ambiente, ao mesmo tempo que unifica o esquema de cores da sala.

#6 Sala de estar pequena super aconchegante

6 Sala de estar pequena aconchegante Por Haus Modelle

6 Sala de estar pequena aconchegante Por Haus Modelle

Quando falamos de sala de estar pequena, uma ótima opção são peças de pequena escala aconchegantes. É notável o conforto oferecido por este sofá de dois lugares peluciado.

Também tem as mesas  pequenas coloridas que funcionam perfeitamente como mesa de centro em expansão. 

#7 Sala de estar pequena estilo Escandinavo Chique

7 Estilo escandinavo chique Por IDF Studio

7 Estilo escandinavo chique Por IDF Studio

O estúdio californiano que criou esta sala de estar pequena, misturou o estilo casual da Califórnia combinado com uma decoração inspirada no estilo Escandinavo. Paleta de cores claras dá um ar tranquilo e relaxante. Sem contar o charme dos livros no canto da parede.

#8 Escala, cor e textura

8 Escala Cor e Textura Por Labl Studio

8 Escala Cor e Textura Por Labl Studio

Esta simples sala de estar pequena é o exemplo perfeito de como combinar o tamanho certo dos móveis, junto com textura e cor é o certo a se fazer.

Na imagem você vê perfeitamente a  combinação do sofá Chesterfield com o que parece ser uma luminária de mesa tamanho gigante.

Os tapetes em camadas no chão emprestam textura visual e cores fortes. A mesa lateral de acrílico transparente à esquerda adiciona função sem o peso visual que acompanha móveis que não são transparentes.

#9 Plantas no detalhe

9 Projeto com plantas Por Natasha Denness

9 Projeto com plantas Por Natasha Denness

Natasha, é a responsável pelo projeto acima, esquenta características decorativas como uma parede de galeria em favor de pequenas plantas domésticas em sua pequena sala de estar. 

Ela diz que faz o tempo gasto em casa parecer o verão 365 dias por ano.

#10 Uma sala de estar pequena e convidativa

10 Sala de estar pequena e convidativa Por Homepolish

10 Sala de estar pequena e convidativa Por Homepolish

Faça com que uma pequena sala de estar recheada em um canto apertado seja mais acolhedora.

O tapete no chão esculpe o recanto. A janela é o ponto focal central. O sofá abaixo dele ancora a área. A parede da galeria à esquerda define ainda mais o espaço. 

Uma mesa de centro de mármore de pequena escala e a cadeira lateral de meados do século trazem funções práticas. 

 

#11 Profundidade com paredes Pretas nesta sala de estar pequena

11 Minimalismo e detalhes Por Estudio McGee

11 Minimalismo e detalhes Por Estudio McGee

Paredes pretas adicionam profundidade a esta pequena sala de estar e você pode perceber muito bem isso na imagem acima.

Cargas de luz solar e um alto armário branco à esquerda impedem que o espaço pareça apertado ou sombrio. Um tapete listrado barato ancora a sala. 

O sofá de pelúcia torna as coisas mais convidativas junto com a poltrona que adiciona uma explosão colorida. 

A mesa de centro com tampo de vidro oval ocupa muito pouco espaço visual.

 

#12 Saindo do padrão com cores

12 Sala de estar pequena amarela Por Marion Alberge

12 Sala de estar pequena amarela Por Marion Alberge

Uma parede amarela brilhante esculpe uma pequena sala de estar em um apartamento pequeno de um quarto da designer de interiores francesa Marion Alberge . 

Duas peças de móveis de pequena escala em cores suaves, um sofá e uma poltrona proporcionam conforto. As minúsculas mesas de café de pernas longas não ocupam um espaço precioso.

#13 Sala de estar pequena ou Palm Springs

13 Palm Springs Por Michelle Gage

13 Palm Springs Por Michelle Gage

Esta é uma sala inspirada na cidade Californiana Palm Springs. Palm Springs, uma cidade situada no sul da Califórnia, é famosa pelas águas termais, pelos hotéis elegantes, pelos campos de golfe e pelos spas. Ela também é conhecida por conta dos muitos exemplos da arquitetura moderna de meados do século XX. 

Agora sobre essa linda sala de estar pequenas devemos reparar nas plantas em todos os lugares e papel de parede botânico dão à sala de estar um enorme fator de destaque. Móveis em cores suaves permitem que as plantas se destaquem.

#14 Separação de ambientes em conceito aberto

14 Conceito aberto Por Haley Weidenbaum

14 Conceito aberto Por Haley Weidenbaum

Se você estiver trabalhando com uma pequena planta baixa aberta, criar uma pequena separação entre suas diferentes áreas de estar é uma maneira eficiente de maximizar a metragem quadrada.

O sofá funciona como um divisor de espaço. O tapete estampado em azul ancora a sala de estar. Uma mesa de café estofada funciona como um banquinho confortável.

#15 Móveis coloridos

15 Cores Por Taylor e Taylor

15 Cores Por Taylor e Taylor

Quando se trata de criar uma sala de estar simples, você pode ser extremamente criativo com cores. Para que essa idéia funcione, mantenha as paredes e o teto em branco brilhante. Este ambiente foi elevado há outro nível com todos os móveis coloridos em contrastantes tons ousados junto com o pastel.

Esses foram as 15 salas de estar pequenas, espero que vocês tenham gostado dessas lindas inspirações.

Se ficou alguma dúvida ou opinião deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais 😀

Grande abraço